Confira cinco coisas que ajudam a manter funcionários felizes no trabalho

Para atrair talentos em um mercado de trabalho competitivo, as empresas estão destacando benefícios aprimorados. A Amazon está promovendo seus atrativos salariais e benefícios em anúncios. A Levi Strauss, por sua vez, oferece reembolso de despesas de viagem para funcionárias que buscam serviços de saúde, como abortos, enquanto o Airbnb permite que seus colaboradores trabalhem remotamente de forma permanente. Este cenário representa um paraíso em construção para os trabalhadores.

Entretanto, nem todas as empresas estão elevando salários ou benefícios, e muitos gestores, obcecados pela contratação, negligenciam os colaboradores que já fazem parte da equipe. Esse comportamento pode levar os funcionários atuais a considerar oportunidades em outros lugares, contribuindo para as taxas de pedidos de demissão atingirem uma alta histórica de 4,5 milhões somente nos Estados Unidos em março.

Em estudos recentes que conduzi, gerentes e profissionais de sucesso de diversos setores destacaram por que tem sido desafiador para as empresas reterem funcionários. Mesmo aqueles satisfeitos com suas carreiras mencionaram que estariam dispostos a deixar seus empregos por salários mais altos e melhores opções de trabalho remoto. No entanto, ressaltaram que a disposição de permanecer no empregador atual depende de cinco fatores, além do salário, que contribuem para a felicidade, produtividade e permanência na equipe.

  1. **Flexibilidade:** A capacidade de escolher quando, onde e como trabalhar tornou-se uma demanda crescente. Ofertas de trabalho remoto, no entanto, precisam ser flexíveis e não impostas de maneira constrangedora. Empresas que proporcionam escolhas alinhadas às necessidades únicas de trabalho e vida dos colaboradores saem na frente.
  2. **Certeza:** As pessoas anseiam por previsibilidade. Mudanças constantes sem oportunidade de prever ou participar das decisões causam ansiedade e desmotivação. A comunicação aberta e constante sobre mudanças no ambiente de trabalho contribui para que as pessoas se sintam valorizadas e preparadas para as transformações.

  1. **Oportunidade:** Empregos sem perspectiva de crescimento perdem atratividade. Reconhecer o valor dos colaboradores, oferecendo mais responsabilidades, reconhecimento e oportunidades de avanço, contribui para a retenção. Os gerentes devem apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, sem pressioná-los a deixar a empresa.
  2. **Pertencimento:** Estabelecer conexões no ambiente de trabalho é crucial. Grupos de conversa para funcionários com experiências semelhantes demonstram cuidado da empresa e fornecem um espaço seguro para compartilhar experiências. No entanto, é essencial lidar com reclamações antecipadamente para evitar possíveis problemas.

  1. **Significado:** Trabalhos que proporcionam um senso de propósito e significado têm mais poder de retenção. As empresas devem alinhar suas declarações de responsabilidade social com ações tangíveis, permitindo que os funcionários participem de programas de voluntariado e escolham causas que deem significado à sua experiência profissional.

Os gerentes que desejam reter talentos devem agir como se estivessem contratando-os agora, tratando-os como novos membros da equipe e aumentando a lealdade ao reconhecer suas contribuições. Valorizar o pessoal existente como um recurso precioso e proporcionar o que eles buscam no trabalho beneficia não apenas os colaboradores, mas também o sucesso do negócio.